Download - Escolas de inclusão digital do RN se tornam referência para o Brasil

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

DEI - Apodi Agora

O presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), Luiz Eugênio Bezerra, esteve na semana passada no Rio Grande do Norte para conhecer ações do Governo do Estado, executadas pela Emater-RN, referentes ao Projeto de Inclusão Digital e Cidadania (EIDC).

Luiz Eugênio foi recepcionado pela diretoria da Emater-RN, oportunidade em que conheceu as bases do projeto, realizado em parceria com o governo federal. Acompanhado de assessores o presidente do Itec, Luiz Eugênio conheceu as experiências desenvolvidas com as escolas digitais dos municípios de Caicó e Acari, na região do Seridó.

O projeto Escolas de Inclusão Digital e Cidadania é realizado pelo Governo do Estado, executado pela Emater-RN, em parceria com o Ministério da Educação, Secretaria Estadual e Educação, prefeituras municipais e a empresa Microsoft. A finalidade do projeto é incluir os agricultores familiares no mundo da informática, possibilitando a essa clientela a aquisição de documentos, acesso às novas tecnologias, bem como realizar negócios.

Atualmente, 70 escolas de inclusão já estão instaladas e funcionando em 62 municípios, nas diversas regiões do Estado, promovendo a inclusão social dos agricultores familiares, sempre com assessoramento da equipe de extensionistas rurais da Emater-RN. Mais 25 estão previstas para o próximo ano. Cada escola digital dispõe de equipamentos que permitem a conexão com o mundo virtual, facilitando o acesso do homem do campo e seus familiares às novas tecnologias.

Denilton Oliveira esclarece que mais de 1.300 atendimentos são realizados mensalmente na 70 unidades. Sob orientação dos técnicos da Emater-RN os agricultores familiares, e outros segmentos da sociedade, é possível a realização de cursos de informática básica, acesso livre à Internet, oficinas diversas, palestras sobre saúde pública e agendamento de serviços e solicitação de benefícios junto ao INSS e outros.
window.print();

0 comentários: