Download - Programa vai monitorar qualidade das águas do RN

quinta-feira, 13 de novembro de 2008


DEI-Apodi Agora


O Governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema) realizou palestra nesta quarta-feira (12), às 18h, no auditório do Hotel Pirâmide para apresentar o Programa Água Azul, de monitoramento das águas do Rio Grande do Norte. A palestra, que será ministrada pelo engenheiro Sérgio Macêdo, faz parte do XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que acontece junto com a Feira Nacional de Água e o XVI Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, organizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, em parceria com a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas.

O Congresso, que tem como tema central "Água Subterrânea para hoje e sempre" está sendo realizado no Hotel Blue Tree Pirâmide até o próximo dia 14 e cabe ao Idema mostrar como funcionará esse amplo programa de monitoramento de águas, em parceria com outros órgãos do governo, sob sua coordenação e aporte financeiro. O programa Água Azul fará o monitoramento sistemático dos mananciais no interior e das condições de balneabilidade das praias em todo o Rio Grande do Norte. As amostras coletadas em 250 pontos serão analisadas e os dados subsidiarão as políticas públicas da gestão das águas no Estado. Segundo explica o diretor-geral do Idema, Eugênio Cunha, serão verificados aspectos físicos, químicos e bacteriológicos e feito ainda o controle das cianobactérias, elementos responsáveis pela liberação de toxinas que prejudicam as águas, em 16 açudes. O monitoramento permanente vai investigar também as formas de passivo ambiental decorrentes da contaminação por derivados de petróleo do aqüífero de Natal.

A coleta, o monitoramento e a análise das águas serão realizados em parceria entre o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), o Instituto de Defesa do Meio Ambiente do RN (Idema) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). O trabalho terá o apoio técnico-científico da Universidade Federal do RN (UFRN), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), da Universidade Estadual do RN (Uern) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

0 comentários: