Download - Rubéola: RN ainda precisa vacinar quase 70 mil pessoas

sábado, 8 de novembro de 2008

DEI-Apodi Agora

O Rio Grande do Norte irá intensificar até o dia 30 deste mês as ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) em Natal, para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de 95% na população de 12 a 39 anos de imunizados.

O Estado pretende vacinar mais 67.737 pessoas nos próximos dias, com foco especial na população masculina onde foram vacinados, até agora 76,56 % desta população.


A Secretaria Estadual de Saúde entende que o RN pode contribuir muito para o Brasil atingir o Certificado Internacional de Erradicação da Rubéola. Por isso, a importância de toda a mobilização que está sendo feita em parceria com a Secretaria de Saúde de Natal e com o Ministério.

O principal foco do mutirão a ser realizado na capital será a região Sul, onde a estimativa é de imunizar cerca de 8.000 pessoas. Já estão definidos postos em eventos de grande concentração como os jogos de ABC e América na série B, aulões de pré-vestibular e em shows musicais.


SINTOMAS: Causada por vírus, a rubéola é uma doença transmitida por via respiratória. O vírus, geralmente, não ataca com muita força, podendo muitas vezes passar despercebido. Entretanto, esta característica torna a doença de difícil diagnóstico.


A rubéola é uma doença viral e silenciosa vista por muitos como benigna, pelo fato de apresentar sintomas leves como febre baixa, manchas vermelhas no corpo (que começam pela cabeça e descem pelos troncos), além de gânglios atrás do pescoço ou das orelhas.

Porém, se contraída durante a gravidez pode causar aborto ou trazer sérias conseqüências ao feto. Por causa dessa má-formação, a criança pode apresentar surdez, retardo mental, diabetes, autismo, cegueira, doenças cardiovasculares, entre outras complicações.


0 comentários: