Download - Crise financeira gera risco de cancelamento do Carnaval

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

[Apodi Agora]

Grossos – Por pouco o Carnaval 2009 de Grossos não foi cancelado. O prefeito Veronilde Caetano da Silva (PSB) chegou a marcar uma reunião com os auxiliares da área econômica e, depois de reavaliar os investimentos que seriam feitos para a realização da festa de Momo, resolveu recuar e anunciou que estava disposto a desfazer a programação já divulgada na imprensa.

No decorrer da última semana, Veronilde Caetano se reuniu também com a comissão responsável pelo evento. Na oportunidade, o prefeito expôs as dificuldades financeiras que o Município atravessa na atualidade e sugeriu que o Carnaval fosse cancelado.

O fato só não se consumou porque os empresários das bandas contratadas pela prefeitura para animar a folia informaram a Veronilde Caetano que, para desistir, ele teria de pagar 50% do valor do contrato. Mediante isso, o prefeito recuou. "Se íamos pagar a metade do valor do contrato das bandas para elas não tocarem, decidimos pagar o restante para que o Carnaval aconteça. Mas que fique bem claro: o evento só vai acontecer porque não tinha mais como desfazer os contratos", reafirmou.

À reportagem, o prefeito disse que o momento é delicado, uma vez que a crise, que antes parecia interessar apenas ao mercado externo, está chegando a galope no Brasil e seus reflexos já são sentidos nos municípios, como é o caso de Grossos.

Segundo Veronilde Caetano, o Carnaval é importante, pois além de manter viva a maior manifestação popular do país, gera empregos temporários e aquece a economia local.
"Mas não podemos deixar de lado as obras essenciais cobradas pela população. Vamos fazer o Carnaval, sim, mas sabendo que teremos de redobrar os esforços e sermos responsáveis para não deixar a máquina administrativa sair dos trilhos”, disse.

A programação do Carnaval de Grossos já está praticamente definida, com trio-elétrico e bandas nas praias e nas ruas da cidade durante todo o reinado de Momo. Um dos atrativos da folia em âmbito local é o "arrastão" que sai da praia de Pernambuquinho para o centro da cidade. A festa também se concentra na "Prainha do Aristin", na qual trio e bandas vão animar o folião.

0 comentários: