
Em janeiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou uma possível redução de 1% na tarifa das contas de energia elétrica para o consumidor. Segundo a Aneel, esse valor seria referente à redução da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), um encargo que subsidia a compra de combustíveis usados na geração de energia e que incide na tarifa da conta de luz do consumidor.
Entretanto, um novo comunicado da assessoria de comunicação da Aneel divulgado quarta-feira, 11, parece ter revertido o primeiro anúncio. A conta de luz poderá ficar mais cara a partir de abril. No Rio Grande do Norte, porém, ainda não é possível calcular o tamanho desse impacto na fatura recebida mensalmente pelo consumidor.
Segundo a agência, não é possível dizer qual o valor do reajuste da tarifa e quanto será aplicado nas contas dos consumidores. O cálculo leva em consideração uma série de fatores e a expectativa é que o reajuste da tarifa entre em vigor no dia 22 de abril no Rio Grande do Norte.
O motivo do reajuste é que a Aneel fará neste ano a revisão tarifária, que define o índice de reposicionamento das distribuidoras de energia elétrica. No entanto, mudanças na metodologia do cálculo dessa tarifa levaram à definição de novos índices para 2009. O assessor de imprensa da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), Elder Cavalcanti, disse que ainda não se pode afirmar se as contas terão reajuste.
"A Annel vai rever os custos da tarifa. Mas o processo de avaliação está começando agora, e só depois é que a agência vai definir se haverá aumento ou não. Nós não temos como prever se vai aumentar, pois a Annel é o órgão regulador; ela é que vai definir a tarifa", disse Elder. Ainda segundo ele, caso haja mudanças no valor da tarifa, o consumidor só deverá sentir o impacto no bolso a partir de abril.
Fonte. O Mossoroense
0 comentários:
Postar um comentário