Download - Sétima edição do Festuern adiada para março do ano que vem

terça-feira, 29 de setembro de 2009


O pró-reitor de Extensão e coordenador do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern), professor Francisco Vanderlei de Lima, anunciou, na última sexta-feira, que o já tradicional evento não será mais realizado este ano. Segundo o pró-reitor, o evento que chegaria à sua sétima edição este ano também sofre os efeitos da crise econômica mundial, que atingiu as instituições públicas e gerou dificuldades no cumprimento do planejamento. O novo período de realização será de 16 a 26 de março de 2010.


Vanderlei esclareceu que a realização do evento estava prevista para o período de 15 a 25 de outubro. Mas, de acordo com ele, os trâmites de convênio entre as duas instituições responsáveis pela realização do evento, Uern e Petrobras, que patrocinam o evento cultural, foram o motivo do impedimento. Ele esclareceu que os trâmites foram firmados num período de tempo insuficiente para o cumprimento da agenda do evento.

"Em função da crise, a confirmação do patrocínio foi feita um pouco tardiamente e, depois disso, ainda há um longo processo, que são os trâmites legais, pois o Festuern é patrocinado através da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Câmara Cascudo", esclareceu o coordenador. Segundo ele, mesmo com a confirmação tardia, o evento poderia ser realizado ainda em 2009, mas outros entraves impediram a realização.

"Mesmo com a demora na confirmação, que só foi feita no final de julho, nós iríamos realizar este ano; adiando de setembro, a data inicial, para outubro. Mas não conseguimos mais pauta no Teatro Dix-huit Rosado, nos meses subsequentes, e não nos restou outra alternativa senão adiar o festival para o início de 2010", explica o coordenador do Festuern.

No entanto, o pró-reitor garante que o festival não será cancelado, mas apenas adiado e, apesar da alteração no cronograma, suas atividades de preparação e as oficinas de auxílio à montagem dos espetáculos serão mantidas. O festival contará com 40 grupos teatrais de escolas públicas e da Uern e, segundo ele, terá o mesmo formato das edições anteriores.

A assinatura do contrato e o lançamento oficial do Festuern deverão ser realizados ainda este ano. "Além disso, é importante ressaltar que no próximo ano serão realizadas duas edições do festival, a VII e a VIII, sendo a primeira em março e a segunda em outubro. Nós esperamos não ter muitas turbulências para que possamos seguir esse cronograma", garante Vanderlei.

Fonte. O Mossoroense
[Apodi Agora] Por. Cláudo Dantas

1 comentários:

Anônimo disse...

Crise????????
Espera aí, isso é piada não é Prof. Vanderley?
Todo mundo sabe, pois vazou muito rápido por aqui na UERN, que o atraso foi a lambança que você e sua equipe fizeram na documentação enviada 'a Petrobás. A documentação voltou e não o prazo se foi. Ora, por que não admite logo que você não é do ramo. Entrega o cargo pró teu adjunto, ele sim entende de extensão universitária, tu não entende de nada. Faz um favor para todos nós extensionistas da UERN, cai fora e deixa a gente trabalhar, ok?