Download - Estudantes temem pelas consequências da mudança de data na realização das provas

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Depois dos impasses envolvendo a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deveria ter sido realizada no último fim de semana, dias 3 e 4 de outubro, os estudantes estão apreensivos e cheios de dúvidas. Estudante concluinte do ensino médio, Flávia Siqueira diz que não está certa se os vestibulares das universidades terão alteração em função do adiamento das provas, que serão realizadas nos dias 5 e 6 de dezembro.


"Como mudaram as datas, mudou também o dia previsto para sair o resultado. Eu acho que não só eu, mas todos os estudantes estão com dúvidas se o vestibular da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) vai ficar do mesmo jeito, pois algumas universidades no país não vão usar mais o exame", explica a jovem.

A Ufersa foi a primeira instituição no Rio Grande do Norte a adotar o Enem como única forma para ingresso nos cursos oferecidos. Mas o reitor da instituição, Josivan Barbosa Menezes, garante que, mesmo com o adiamento, a Universidade manterá a opção pelo exame como única forma de seleção.

"A Universidade do Semi-Árido foi a primeira instituição a oficializar o Enem como forma integral de seleção e a mudança na data não prejudicará o calendário letivo da Ufersa, que tem previsão para iniciar em março de 2010. Conforme ofício recebido pela instituição, no dia 7 de outubro, a Andifes solicitou ao MEC atenção especial para as universidades que aderiram ao modelo pleno do Enem de modo a lidar com as suas especificidades", disse o reitor.

O maior medo dos alunos é perderem todo o tempo que passaram estudando os conteúdos específicos determinados pelo MEC que serão cobrados na prova do Enem. "Passamos o ano inteiro estudando os assuntos que o MEC passou, imagine se agora mudasse tudo e a gente tivesse só dois meses para estudar um novo conteúdo? Seria horrível", disse Flávia.

Mas ainda conforme informações da Ufersa, o ministro da Educação, Fernando Haddad, concordou e pretende realizar uma reunião nos próximos dias com representantes da instituição e das demais universidades que aderiram a esse sistema.

[Apodi Agora] Fonte. O Mossoroense

0 comentários: