Download - Professores veem na profissão uma forma de continuidade do saber

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina", a frase da escritora Cora Coralina resume o sentimento da maioria dos professores que apesar da falta de incentivo à educação, desvalorização do trabalho, baixos salários, e condições de trabalho duvidosas comemoram a data de hoje. 

O amor e o idealismo pela profissão acabam sendo o combustível para a luta por uma educação melhor. No dia em que comemoramos o "Dia do Professor", profissionais destacam o orgulho de ter em suas mãos a condição de mudar. "Somos professores e nos orgulhamos disso. Temos nossas decepções, claro, mas o amor pela educação nos faz querer mudar esse país através do nosso trabalho", desatacou Odete Freire, professora da Escola Municipal Dinarte Mariz.

Silvia Vale, professora da primeira série, se emociona ao relatar a importância da profissão que exerce, na vida de pequenas crianças, que através do seu trabalho passam a enxergar o mundo do aprendizado. "Tenho muito orgulho da minha profissão. Por ter a oportunidade de estar no dia a dia, através da pedagogia, mudando o sistema do nosso país. Nós professores temos um papel fundamental para a construção desse mundo. Alfabetizando, construindo conhecimento, e assim colaborando para o desenvolvimento desse país. Por que a educação é a mola mestre para que tenhamos um país modelo" disse a professora.

Ainda segundo Silvia nada é mais gratificante do que ver uma criança de seis anos descobrindo a leitura e abrindo a cabeça para o mundo. "Emociono-me muito quando um aluno descobre a leitura. Ver minhas crianças lendo é a maior recompensa como educadora. Nesses momentos sei que o meu dever como educadora está sendo cumprido, que estou deixando um pouco de mim em cada um deles", disse a educadora.

A recíproca é verdadeira, 'tia Silvia' como é chamada, é uma professora muito querida por seus alunos que aprenderam a ler com a profissional. "Temos muito orgulho da nossa professora, ela é legal, me ajuda a entender as coisas e a ler. Hoje leio tudo que vejo pela frente", disse Joice, de 6 anos.

Para João Lucas, 6 anos, o carinho ajuda nas horas difíceis. "Minha professora é muito importante por que ela me ajudou a ler e escrever. Eu gosto muito dela", disse o estudante.

Lutas

A desvalorização da profissão é um processo antigo que a sociedade aos poucos vem dando a importância que a classe merece para o crescimento do país. Para Rômulo Arnould "A profissão foi se desvalorizando, e nós chegamos ao fundo do poço. Mas, nos últimos anos, a sociedade começou a alertar para a importância de que é preciso formar melhor nossos professores e ter cada vez mais profissionais em sala de aula", informou. Ainda segundo ele o déficit de profissionais licenciados para formar nossas próximas gerações chega a quase 200 mil em todo o país, segundo Rômulo. "Ser professor é tão nobre, mas as pessoas não querem seguir por dois pontos principais: pelo grande desafio que é ser professor e pela falta de estímulo. A maioria que ingressa num curso de licenciatura ou não conclui ou então se forma e não exerce. Em Mossoró, no entanto, a falta de profissionais está muito mais ligada à ausência de concursos públicos do que a escassez de profissionais. Mossoró é beneficiada por ter uma faculdade com inúmeros cursos de licenciatura, mas ainda há uma carência de professores de disciplinas como química e física. Mas isso acontece por uma desorganização do governo, que realiza concursos e não convoca os candidatos e utiliza estagiários no lugar de efetivos", destacou o professor.

Ana Fábia de Oliveira destaca que a parte financeira não é tudo "O salário não é tudo se não tiver amor pela profissão. Ser professor é ter um dom. Precisamos continuar lutando por que tenho certeza que só através da educação conseguiremos mudar esse nosso país" disse a profissional.



Fonte. Correio da Tarde


0 comentários: