Download - Governo investe R$ 27 milhões em programas de qualificação profissional para 23 mil jovens

terça-feira, 16 de dezembro de 2008



[Apodi Agora]


A governadora Wilma de Faria lança nesta terça-feira (16) sete novos programas voltados para a qualificação profissional e a inclusão de jovens no mercado de trabalho.

Os investimentos são da ordem de mais de R$ 27 milhões, entre recursos próprios e do governo federal, beneficiando 23 mil potiguares entre 18 e 29 anos. A solenidade será realizada nesta terça-feira (16), às 17h, na Central do Trabalhador de Natal, no Bairro da Cidade da Esperança.

Os novos programas estão inseridos no pacote de medidas do Governo do Estado para evitar maiores conseqüências da crise financeira mundial para a economia e a população norte-rio-grandense. Inserir os jovens no mercado de trabalho é uma das prioridades da gestão Wilma de Faria. "Só assim, o Rio Grande do Norte não sentirá impactos maiores da crise na empregabilidade da população", explica o titular da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Fabian Saraiva.

Os novos programas criados pelo Governo do Estado são: Plano Territorial de Qualificação (Planteq), Projovem Urbano, Renda Mais, Observatório do Emprego, Escola de Fábrica, Programa Mérito Jovem e Projovem Trabalhador. Todos serão gerenciados pela Sethas e contará com o trabalho em parceria com Senai, Meios, Adlis, Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep), Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), Dieese, Ministério do Trabalho e Emprego e empresas privadas.

Além de garantir emprego para a população no período de crise, através do fortalecimento da Política Estadual de Qualificação, os novos programas vão preparar novos profissionais para o mercado.

Durante a solenidade de criação dos novos programas, governadora Wilma de Faria entregará também os certificados dos concluintes dos cursos realizados na Central do Trabalhador de Natal em 2008. Até o momento, cerca de 35 mil trabalhadores foram atendidos naquela unidade.

Foram realizados cursos, entre outros, de idiomas, informática, artesanato, qualidade no atendimento e técnica de vendas. A Central prestou ainda serviços de assistência social, psicológica, jurídica e intermediação de emprego.

Além do encerramento das atividades da Central, haverá um sorteio de cestas natalinas entre os presentes. Foram convidadas as entidades parceiras do Sistema Nacional do Emprego (Sine), como o Sesc, Senac, os professores dos cursos e todos os 500 alunos que fizeram cursos na Central.

0 comentários: