
O Governo do Estado preparou uma grande festa para homenagear os 40 municípios premiados na edição 2008 do Selo Unicef Município Aprovado. Cerca de duas mil pessoas lotaram o evento realizado nesta terça-feira (9) no auditório no Centro de Convenções, em Natal. Na ocasião, a governadora Wilma de Faria anunciou que cada uma das 40 cidades premiadas irá receber R$ 40 mil para compra de um veículo e que o Governo do Estado fará convênios para estimular políticas que assegurem os direitos de crianças e adolescentes que vivem no semi-árido.
O Rio Grande do Norte ficou em segundo lugar entre os 11 estados que participaram da edição 2008 do Selo Unicef, atrás apenas do Ceará, que premiou 66 municípios. O desempenho potiguar superou o de estados com maior número de cidades e economicamente mais ricos como Bahia (em que 33 municípios receberam o Selo), Pernambuco (21) e Minas Gerais (17). Como forma de valorizar o empenho dos municípios aprovados, a governadora Wilma de Faria informou que vai reunir os prefeitos para formalizar convênios em diversas áreas para que eles possam elevar seus indicadores sociais na área da infância e adolescência.
"Os R$ 40 mil que estamos oferecendo como premiação para que cada prefeitura adquira um veículo é um gesto simbólico pelo esforço que os municípios fizeram para conquistar este prêmio. O Selo Unicef representa o crescimento sustentável dos municípios do semi-árido e na próxima edição queremos que 80 cidades sejam contempladas", destacou a governadora para a platéia formada por prefeitos, estudantes, professores, agentes de saúde e representantes dos municípios contemplados.
O Selo Unicef é o reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pela implementação de políticas sociais voltadas para a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes que vivem na região do semi-árido. Os técnicos da entidade avaliam índices como a mortalidade infantil, a desnutrição, o combate à violência e à disseminação do vírus da aids, a criação de novos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes e o número de crianças e jovens matriculados na rede de ensino.
Nesta última edição do Selo Unicef foi detectado que o Rio Grande do Norte conseguiu reduzir pela metade a taxa de mortalidade infantil bem como de desnutrição de crianças entre zero e dois anos de idade. O Estado também avançou em 12% a matrícula de crianças na rede pública de ensino e 92,5% dos professores do ensino fundamental possuem nível superior. Em 2007, 165 dos 167 municípios se inscreveram no prêmio, ou seja, 98,8% do total, dos quais 40 foram contemplados. "O Rio Grande do Norte tem nos ensinado muito. Foi aqui que tivemos a idéia de fazer um mapeamento cultural e não há no semi-árido cidades tão limpas e com patrimônios históricos tão preservados como as potiguares", destacou o coordenador do Unicef, Rui Aguiar.
Cidades premiadas:
Alto do Rodrigues,Currais Novos,Macaíba,Parnamirim,Touros,Parelhas,Pau dos Ferros,Acari,Baía Formosa,Jardim do Seridó,Jucurutu,São Miguel,Angicos,Cruzeta,Itajá,Lagoa Nova,Lucrecia,Luís Gomes,São João do Sabugi,São Miguel do Gostoso,São Tomé,Vera Cruz,Boa Saúde,Bodó,Doutor Severiano,Encanto,Equador,Ipueira,Major Sales,Messias Targino,Riacho da Cruz,Riacho de Santana,Rodolfo Fernandes,Santana do Seridó,São Vicente,Serra Caiada,Serra Negra do Norte,Sítio Novo,Tenente Laurentino Cruz,Várzea.
0 comentários:
Postar um comentário