Download - Ipem inicia fiscalização de material escolar e apreende cadernos em comércio de Mossoró

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

[Apodi Agora]

No primeiro dia da operação "Volta às aulas", o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) coletou para análise materiais escolares como cadernos e colas.

Durante todo o dia de ontem, os fiscais que atuavam na operação visitaram dois estabelecimentos no centro da cidade. A coordenadora do Ipem, Socorro Freitas, explica que esta vistoria é por natureza demorada, uma vez que os materiais escolares são analisados um a um, cuidadosamente.

Os cadernos são os que apresentam os problemas mais corriqueiros. "Neste primeiro estabelecimento já identificamos cadernos que infringem as normas de qualidade. O número de páginas é menos do que o informado na contracapa. Contamos as folhas uma a uma e levamos uma certa quantidade, de acordo com o que tiver em estoque, para análise no laboratório do Ipem. No caso das colas, por exemplo, que também costumam dar muito problema, a gente não pode apreender nada agora porque as análises de peso são feitas somente no instituto", disse Socorro.

Em todos os exames, é solicitada a presença de um representante do produto.
As lojas são notificadas e têm dez dias para apresentar a defesa (no caso as notas fiscais). Como o problema está geralmente relacionado ao produto, o fabricante terá em seguida o auto de infração lavrado com multas que variam entre R$ 100 e R$ 50 mil.
As atividades de fiscalização serão realizadas diariamente até o dia 28 deste mês. Socorro Freitas enfatiza que a operação tem o intuito de proteger o consumidor, de forma a garantir a qualidade dos produtos oferecidos no mercado.


Na segunda-feira, os fiscais seguem para cidades litorâneas da região, como Tibau e Grossos, onde continuarão a fiscalizar material escolar, mas com ênfase em produtos muito consumidos nesta época de verão, como bronzeadores e protetores solares, no que está denominado de "Operação Verão".


0 comentários: