Download - PF faz apreensão recorde de maconha em 2009

quarta-feira, 8 de abril de 2009


[Apodi Agora]


Policiais federais lotados na Delegacia de Mossoró prenderam o paraibano Francisco Jackson Mendonça de Lima, 22 anos, pedreiro, residente em Catolé do Rocha/PB, e com ele apreenderam 80,4 quilos de maconha.

O flagrante aconteceu no início da madrugada de segunda-feira, 6, por volta da 1h30, quando era feita uma fiscalização de rotina em transportes coletivos da região de Pau dos Ferros/RN.
O pedreiro vinha de São Paulo e ao descer na rodoviária daquela cidade chamou a atenção dos agentes pelo tamanho, peso e aparência das malas que carregava. Ao ser abordado não reagiu, porém durante o seu interrogatório foi evasivo, dizendo que "não sabia que carregava droga nas malas e sim, roupas".

O acusado disse ainda que foi contratado em São Paulo por R$ 200,00 e que uma pessoa iria procurá-lo tão logo chegasse ao destino. Enquadrado na Lei 11.343/06, o pedreiro está recolhido ao presídio de Pau dos Ferros, onde permanecerá à disposição da Justiça. Esta foi a maior apreensão de maconha feita pela Polícia Federal este ano no Rio Grande do Norte.
O flagrante foi feito pelo delegado Eduardo Benevides Bonfim, que após realizar os procedimentos encaminhou o acusado à Delegacia de Pau dos Ferros.

Segundo agentes da PF, a "mula", como é chamada a pessoa aliciada para transportar drogas entre cidades, estados ou países, em troca de dinheiro, informou que as malas seriam entregues a uma pessoa em Frutuoso Gomes, também responsável por seu pagamento.
Denarc e Defur estouram três bocas-de-fumo

Em funcionamento desde o último dia 1º de abril, o Disk Anti-drogas de Mossoró, serviço pelo qual o cidadão pode apontar o nome de traficantes e locais onde funcionam bocas-de-fumo, já começou a surtir resultados positivos.

Através de uma das denúncias, os agentes da Delegacia Especializada de Combate às Drogas (Denarc) e da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (Defur) estouraram três bocas-de-fumo no conjunto Santa Helena.

No local foram apreendidos um tablete de maconha de aproximadamente 1 quilo; 14 trouxinhas da mesma droga prontas para o comércio; um capuz tipo "ninja"; uma arma de fabricação caseira; R$ 385,00, em cédulas fracionadas; além de cadeiras receptadas da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Mossoró.

Os suspeitos presos em flagrante são da mesma família e foram identificados como Francisco das Chagas do Nascimento, "Chicão", 39; o vigilante José Gilberto do Nascimento, 68, irmão de Francisco das Chagas; e a enteada de "Chicão", Maria Edivânia Silva Alves, 19 anos, que confessou ter guardado a droga a pedido do padrasto.

O Disk Anti-droga está à disposição 24h através do telefone 0800 281 3315. A iniciativa que conta com a parceria da prefeitura local, do Ministério Público e da Polícia Civil tem garantido o anonimato dos informantes e estimulado a participação da sociedade no combate às drogas.

0 comentários: