
[Apodi Agora]
Cerca de 30 alunos escaparam de uma tragédia na Escola Municipal Francisco de Assis Batista, no Alto da Conceição. Na manhã do último domingo, o teto da sala de aula do 8º ano desabou e, apesar do acidente ter sido provocado também pelas chuvas, os professores revelaram que há algum tempo solicitavam os reparos, pois o risco era iminente. As telhas estavam novas, porém encobriam madeiras velhas e cheias de cupim.
O professor de Geografia Mario de Souza contou que as primeiras aulas de ontem (segunda-feira) seriam dele. "Se o teto tivesse caído ontem, era eu quem estaria lá", conta o professor. A equipe de docentes da escola está revoltada pela falta de iniciativa da prefeitura que não fez os reparos necessários na escola. "Eles só fazem o retelhamento, pintam, trocam as telhas, enfim, só maquiam, mas nós precisamos é de uma escola nova", disseram os professores.
O Corpo de Bombeiros esteve no local momentos após o desabamento e interditou a área temendo novos acidentes. Mas, além das salas, local onde aconteceu o desabamento, os professores se queixam ainda de toda estrutura da escola. "Quando chove fica tudo alagado, enche de água todo o pátio", disse Mário. Os docentes ainda afirmaram que quando chove os alunos não podem sair para o intervalo de aula, porque o pátio fica inundado e a quadra para prática de educação física também não possui cobertura.
"Os banheiros dos alunos está interditado há quatro ou cinco anos por falta de estrutura; a caixa d'água dos banheiros tem vazamento e nada funciona. Os 294 alunos da escola usam os banheiros que deveriam ser dos 15 professores e nós temos que usar o banheiro que seria da diretora", denunciaram os professores. Eles contaram ainda que há muito tempo reivindicam por melhorias na escola.
"Nós já fizemos abaixo-assinados, inclusive estávamos reunidos sábado na sala que desabou e discutíamos a formação de uma comissão para reivindicar junto à Gerência de Educação melhorias para a escola", contaram os professores. Ainda durante a manhã de ontem, a diretora de Políticas Pedagógicas da Gerência de Educação do município, Jandira Cruz, foi ao local do acidente.
De acordo com ela, a Gerência já está tomando as providências cabíveis para escolher um novo local e transferir os alunos da escola para que as aulas não sejam paralisadas. "Eu acredito que quinta ou sexta-feira as aulas deverão ser retomadas. Na quarta-feira nós iremos nos reunir com a comunidade, pais, para explicar as estratégias que iremos seguir", revelou Jandira. Ainda segundo a diretora, se o novo local escolhido para as aulas for distante do bairro, a prefeitura disponibilizará transporte para os alunos.
0 comentários:
Postar um comentário