Download - Pesquisa aponta que analfabetismo entre idosos continua alto no Estado

segunda-feira, 19 de outubro de 2009


Apesar dos avanços, o Rio Grande do Norte continua com alta taxa de analfabetismo entre os idosos. Segundo a pesquisa, no RN existiam em 2008 (PNAD) 333.000 pessoas de 60 anos ou mais com uma média de anos de estudo de 2,4 anos. A maioria (52,1%) não possuía instrução ou tinha menos de 1 ano de estudo e 18,7% possuíam de 1 a 3 anos de estudo.
O crescimento relativo da população idosa foi bastante expressivo no período 1998/2008, além disso, continua mantendo uma alta taxa de analfabetismo (não sabe ler e escrever) e o analfabetismo funcional (menos de 4 anos de estudo), implicando em sérias consequências para os indicadores educacionais do Estado e, consequentemente, necessitando de uma maior socialização e ampliação do Programa de Alfabetização de Adultos.
"As pesquisas sociais mostram o envelhecimento da população e a necessidade de Políticas Públicas voltadas para este segmento populacional, garantindo através de um conjunto de medidas o bem-estar dos idosos, através de uma adequada infraestrutura de serviços, levando em consideração os aspectos psicossociais, relações de trabalho, convívio familiar e saúde", pontuou Ivanilton.
Os especialistas explicam que a rede de apoio familiar é fundamental para os idosos, principalmente, no que se refere à saúde mental.



Fonte.Jornal de Fato

0 comentários: