Download - Rosalba alerta para crise

segunda-feira, 19 de outubro de 2009



Em discurso no Plenário ontem, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) disse que embora o Dia do Professor seja a data oportuna para uma reflexão acerca da relevância desse profissional na formação daqueles que descobriram o valor da educação como caminho para a liberdade, o Brasil não pode esquecer que vive uma crise educacional. A senadora assinalou que o país ainda não conseguiu vencer o analfabetismo nem resolver questões como a baixa qualidade do ensino público e a má remuneração dos professores

A senadora citou duas decisões do Legislativo que considerou favoráveis para a educação: a aprovação do piso salarial da categoria em R$ 950 mensais e a aprovação do fim da Desvinculação das Receitas da União DRU para a educação, aprovada na quarta-feira (14) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A esperança da senadora é de que a aprovação final da matéria no Congresso gere elevação dos recursos para a área já em 2010, o que resultará também, prevê ela, na melhoria dos salários dos professores e da qualidade do ensino.

Rosalba Ciarlini também disse esperar que a elevação de cerca de 20% nos recursos orçamentários destinados à educação ajudem a incrementar o Programa Nacional de Educação Infantil. “A educação infantil é o primeiro passo, para que as nossas crianças e jovens possam trilhar um caminho de futuro e de desenvolvimento”, opinou Rosalba. No mesmo discurso, a senadora aproveitou para cumprimentar o município de Açu que completará, neste dia 16 de outubro, 164 anos de emancipação política. O município disse a senadora, foi o escolhido para receber a primeira Zona de Processamento de Exportação do Rio Grande do Norte, cujo projeto é de sua autoria. Ela informou, agradecida, que também será agraciada no mesmo dia com o título de Cidadã Açuense. Rosalba Ciarlini também comentou a visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e comitiva farão às obras de transposição do Rio São Francisco. Ela disse que sempre foi “defensora intransigente da transposição”, mas cobrou agilidade do Executivo.



Fonte. Tribuna Do Norte

0 comentários: